Notícias

Limpeza de reservatórios metálicos

31 de março de 2017

Popularmente conhecidos como caixas d’água, os reservatórios metálicos foram adotados em todo o mundo como a melhor opção para armazenamento de água e aliado em situações de interrupção do fornecimento ou escassez do recurso. Além de proporcionar um excelente custo-benefício, os reservatórios estão disponíveis em diversos modelos – tipo taça com ou sem água na coluna, tubular alto, cilíndrico vertical com fundo reto e cilíndrico vertical com fundo cônico, que atendem às necessidades das mais distintas instalações no mercado industrial.
Poucos sabem, mas é de extrema importância realizar a limpeza nos reservatórios de água metálicos como medida de segurança para consumo, assim como higienizar a água armazenada e mantê-la livre de impurezas.

É mesmo necessário limpar os reservatórios metálicos a cada seis meses?

Se já parece difícil realizar a limpeza de reservatórios de água residenciais, quem dirá a dificuldade de limpar os grandes reservatórios metálicos industriais. Complexidade à parte, sim, é imprescindível que a limpeza assim como a desinfecção dos reservatórios metálicos seja realizada periodicamente, e com o intervalo de seis meses, uma vez que é o processo de higienização com os produtos adequados que tornará a água potável e adequada ao consumo, além impedir a proliferação de doenças como verminoses, cólera, difteria, entre outras.
No processo de limpeza do reservatório metálico são higienizados o teto, as paredes e o piso por meio do procedimento de jateamento, ou seja, jato de água de alta pressão, capaz de remover incrustações e sujidades como lama, lodo e detritos. Para reservatórios sensíveis a esse método de limpeza, recomenda-se a escovação em nylon. No entanto, após a limpeza com quaisquer dos métodos deve ser realizada a desinfecção com hipoclorito a 10ppm.
Ainda que pareça fácil e prático realizar a limpeza manual dos reservatórios, não basta apenas subir no reservatório e limpá-lo. Apenas uma empresa especializada é apta a realizar esse tipo de serviço, com profissionais capacitados, equipamentos de segurança e procedimentos operacionais adequados como isolamento da área de tratamento, instalação de iluminação, bombas submersas, lava jato e dutos para escoamento de água, conforme os critérios de segurança do trabalho.